Sermão, Uma Grande Vitória (Dia das mães)
A Grande Vitória
Introdução
Tenho ultimamente estudado muito a cerca do livro de Rute , e tenho cada dia mais constatado que o livro de Rute é um livro que nos ensina sobre o sucesso de nossas vidas, sobre a tão falada palavra, que muitas vezes cantamos, que tantas vezes ouvimos e que tantas vezes profetizamos em nossos dias : VITÓRIA !
Vitória, palavra que tem como significado : ato ou efeito de vencer o inimigo ; triunfo ou êxito brilhante em qualquer terreno. E nada melhor para resumir todas essas características e significados do que a história de Rute, uma família que recomeçou das cinzas, de alguém que acreditou na possibilidade de reconstruir, de retornar a vida.
A despeito de qualquer coisa o livro de Rute nos ensina que, com a ajuda de Deus, o homem pode ser vitorioso. Uma vez em minha igreja, ouvindo uma pregação de um presbítero, ele falou uma seguinte frase que me marcou profundamente, ele disse : “O homem e a mulher com Deus é maioria absoluta”. E essa é umas das características que podemos ver nítida e clara no livro de Rute.
Uma mulher que surgiu como uma espécie de refrigério, de sopro suave, de calma e de bonança, mandada por Deus, no meio de um delírio de tempestade.
Uma grande fome paira sobre Israel. Um homem chamado Elimeleque e sua esposa, resolvem pegar seus filhos, Malon e Quilon, e partir para uma terra distante, a dos Moabitas. Porém, logo após se estabelecerem Elimeleque morre.
Noemi, viuva, desgraçada pelas circunstâncias presentes, joga toda sua sorte no casamento de Malon e Quilon, que se casam com duas moabitas, Orfa e Rute.
Passado-se quase dez nos Quilon e Malon morrem, ficando assim, Noemi com duas noras também viuvas e completamentes desamparadas, toma sua decisão de voltar para a terra de Moabe sua pátria.
Agora viuva, e sem meios de se sustentar, despede se das duas noras dizendo : ” Não fiquem comigo, porque não tenho como sustentá-las. Vão tentar a vida de vocês. Tentem reconstruir suas vidas. Façam alguma coisa.”
Então Orfa parte, mas Rute fazendo juízo ao significado do seu nome que quer dizer : companheira, e decide ficar
E diz a Noemi :Não me insista para que te deixe e me obrigue a não te seguir-te; porque, a onde quer que fores irei eu, e onde que que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” E assim Rute e Noemi fazem uma aliança conhecida como” Tema de Rute”.
Na situação de carência em que as duas se encontravam, Rute decide fazer alguma coisa que mude o destino ou que, pelo menos, dê sobrevivência às duas. Os Judeus, ao fazerem a colheita de trigo, deixavam o que trigo que caí-se pelas bordas para os pobres. Noemi então, manda Rute para o trigal, para pegar o que sobrava da colheita para levar para casa.
Lá no trigal, ela encontra uma pessoa que mudará o rumo da sua vida : um homem chamado Boaz, que se levanta, assim, com seu remidor, alguém que assumia a responsabilidade de sustentar um parente morto.
Rute , então casa-se com ele, e transforma sua vida sem expectativas, em um futuro abençoado, promissor.
Transição
Consequentemente gostaria de chamar sua atenção para algumas lições que podemos tirar a respeito da história de Rute que é :
1° Quando a situação estiver pessimista, tire os olhos do todo e perceba os detalhes.
a. Nem sempre “tudo esta perdido” é a expressão verdadeira de nossa situação as vezes perdemos pouco ou quase tudo, só a morte pode selar a palavra tudo está perdido, mesmo assim com ressalvas.
b. Existia um vínculo forte em Rute e Noemi
c. Rute estava abrindo mão de um povo pagão, para ir atrás do Deus onipotente
Rute 2:12 O SENHOR retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio.
“Ainda que tudo pareça perdido, DEUS É MAIOR !”
2° É possível amar mesmo em circunstâncias desoladoras.
“Em todo tempo ama um amigo, e na angústia nasce um irmão.” Pv.17.17
a. Olhe para Jesus, ele nos amou contrariando todas as possibilidades possíveis, de alguém amar outro.
b. O amor e o companheirismo fortalecem nos momentos mais difíceis.
Eclesiastes 4:9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
10 Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.
11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?
12 Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.
c. O amor intenso “provoca uma reação em Deus”
Genesis 21: 14 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba.
15 Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos
16 e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou.
17 Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está.
18 Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo.
19 Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz
3° Para vencer os problemas e as dificuldades temos que derrotar o inevitável.
Êxodo 14:15 Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
2º Samuel 5: 17 Ouvindo, pois, os filisteus que Davi fora ungido rei sobre Israel, subiram todos para prender a Davi; ouvindo-o, desceu Davi à fortaleza.
18 Mas vieram os filisteus e se estenderam pelo vale dos Refains.
19 Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe, porque, certamente, entregarei os filisteus nas tuas mãos.
20 Então, veio Davi a Baal-Perazim e os derrotou ali; e disse: Rompeu o SENHOR as fileiras inimigas diante de mim, como quem rompe águas. Por isso, chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim.
21 Os filisteus deixaram lá os seus ídolos; e Davi e os seus homens os levaram.
22 Os filisteus tornaram a subir e se estenderam pelo vale dos Refains.
23 Davi consultou ao SENHOR, e este lhe respondeu: Não subirás; rodeia por detrás deles e ataca-os por defronte das amoreiras.
24 E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então, te apressarás: é o SENHOR que saiu diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.
25 Fez Davi como o SENHOR lhe ordenara; e feriu os filisteus desde Geba até chegar a Gezer.
a. O poder da iniciativa é toda a chave de vitória, pois se você esperar que as coisas aconteçam sem tomar nenhuma atitude, nada acontecerá. É preciso lutar , tomar iniciativa. Levante a sua cabeça do chão e Deus te ajudará.
Veja no verso 2 do capítulo 2 “Deixe-me ir ao campo, e apanharei espigas…”
b. Rute não espera que as coisas aconteçam, ela não espera que as coisas caiam do céu, ela se dispôs a ir à luta, ela teve iniciativa para vencer o inevitável.
c. Não acredite que a sorte vai bater a sua porta, se você não buscar obstinadamente os seus objetivos.
Lustração: Lembro-me muito de uma história de um homem, que estando em uma situação de grande dificuldade, pede a Deus que o resgate. E Deus manda todo tipo de resgate através de seus vizinhos, através dos bombeiros, através de um resgate a prefeitura, mas ele não aceitou pois estava esperando um resgate divino, ele simplesmente esperava que Deus fizesse o sobre natural. Então por estar em uma enchente as águas subiram e levaram do local que estava, causando sua morte. Mas chegando no céu perguntou a Deus : Como Senhor? não entendo ? Eu te pedi um livramento e tu me deixaste morrer ! O senhor lhe reposndeu: quem não entende sou Eu ! Mandei seu vizinho, o resgate da prefeitura e os bombeiros e você não quis.
Cuidado com isso, Deus pode mover o sobre natural para te socorrer, mas ele também pode usar pessoas, fazer o simples. Portanto, a fé é um substantivo, mas deve ser compreendido como um verbo, porque fé é acima de tudo ação.
Lembre-se então que a iniciativa tem o poder de transformar a fé de substantivo em verbo, ação.
4° Deus é sábio, onipotente, e bom para transformar os desastres da nossas vidas em VITÓRIAS !
Veja o exemplo de Jó
Veja o exemplo de Eliseu
2º Reis 6:12 Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir.
13 Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã.
14 Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade.
15 Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?
16 Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
17 Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
18 E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
Noemi e Rute tiveram que enfrentar grande adversidade, mas a vitória concedida por Deus foi magnífica.
Rute 4:14 Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste.
15 Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.
16 Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele.
17 As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.
18 São estas, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom,
19 Esrom gerou a Rão, Rão gerou a Aminadabe,
20 Aminadabe gerou a Naassom, Naassom gerou a Salmom,
21 Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede,
22 Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.
Conclusão
Portanto, gostaria de terminar esse estudo dizendo a todos vocês uma última coisa, esperem em Deus, pois Ele é o Deus de transformações absurdas. No meio das suas dificuldades não perca a esperança, pois Deus é capaz de fazer o impossível por você.
CREIA QUE O SENHOR É UM DEUS VITÓRIOSOS, POTANTO CREIA NA POSSIBILIDADE DE VITÓRIA !
0 comentários:
Postar um comentário